LIKE

domingo, 22 de abril de 2012

The S word...

A minha filha de 8 anos (repito de 8 anos) anda com curiosidade sobre "the S word" (sexo)..estou a tentar escrever baixinho....pois este ainda é um assunto tabu...

Apanhei-a a tentar pesquisar a palavra na Internet...então... de uma forma extremamente pedagógica e educativa expliquei-lhe que, se tem alguma dúvida, deve perguntar à mãe e não pesquisar na Net.

Desta feita, na minha última visita à FNAC, solicitei, ainda que um pouco desconfortável, a uma assistente, um livro sobre Sexualidade, para 8 anos, com o intuito de me auxiliar científicamente na explicação da temática à minha filhota.
A sra., muita prestativa, encaminhou-me para a respectiva secção e recomendou-me este:


Pareceu-me indicado, próprio para a idade e até inofensivo..........ou talvez não.

Ao chegar a casa debrucei-me um pouco mais sobre a exploração dos meandros deste fantástico livro (aliás recomendado), uma vez que pertence ao Plano Nacional de Leitura...e deparei-me com estas frases, ilustradas por bonecos perfeitamente inocentes e inofensivos.

Ora leiam:
Sobre o tema: O corpo muda nos meninos, os autores descrevem:
"Os rapazes, neste período, quando pensam em coisas excitantes têm uma erecção".
.....
e ainda: "A saída do sémen, pelo pénis chama-se ejaculação e quando acontece provoca uma sensação de prazer".
Já sobre o tema: O corpo muda nas meninas: "..as meninas que estão na idade da puberdade pensam e sonham coisas excitantes. Nesses momentos podem ter sensações de prazer e inclusivamente sentir humidade na vagina".
Sob o tema: Há outras coisas que também mudam, os autores continuam: "Acariciar os próprios órgãos sexuais e outras partes do corpo cham-se masturbação. A masturbação é uma forma natural de conhecer o próprio corpo, de gostar dele e ter prazer com ele."
Continuando no livro, na parte dedicada a - Gostamos de estar juntos - os autores continuam:" Durante a relação sexual, algumas partes do corpo do homem e da mulher transformam-se. O pénis do homem torna-se maior e mais duro; a isto chama-se erecção. A vagina da mulher humedece-se e os dois respiram mais depressa e mais profundamente. ......imaginamos um homem e uma mulher a ter relações sexuais, mas às vezes não é assim. Alguns homens preferem estar com outros homens e chamam-se homossexuais. Às mulheres que gostam de estar com outras mulheres chama-se lésbicas."
Um pouco mais à frente, no tema: Decidimos esperar, fala-se de contraceptivos e inclusive ensina-se como colocar um preservativo...
Já para o final do livro, na área Algumas mentiras, os autores desmistificam alguns assuntos como por exemplo: "Outra informação incorrecta é de que as raparigas que têm relações sexuais com vários rapazes são umas prostitutas. Não é verdade: uma prostituta é uma mulher que cobra dinheiro aos homens para que eles possam ter relações sexuais com ela. Também há homens que o fazem"...

Resumindo: aproveitei algumas partes do livro para uma explicação um pouco mais ...diria....simplificada do tema, mostrando algumas imagens, até fofinhas, sobre o assunto. Expliquei cientificamente como são feitos os bébés, o que é, em traços gerais, o sexo e a menstruação.
Por agora acho que vou esconder sorrateiramente o livro na minha cómoda, bem longe da minha filha...porque confesso que ainda não estou preparada para explicar a uma miúda de 8 anos, a temática da menstruação ou da contracepção e muito menos ainda, para explicar o que é uma prostituta ou abordar o tema da humidade vaginal...
Chamem-se púdica...conservadora...bota de elástico...mas eu, simplesmente, acho que ainda é muito cedo para falar sobre alguns dos muy interessantes temas abordados nesta verdadeira enciclopédia (infantil????) da Sexualidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário